Cascatas Vitória (Zimbábue)

As Cascatas Vitória (ou Victoria Falls como são mundialmente conhecidas), uma das 7 maravilhas naturais do mundo, são consideradas por muitos como a parte mais espectacular do rio Zambeze. Classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade desde 1989, são, com cerca de 1,5 quilómetros de extensão e uma altura máxima de 128 metros, as maiores cascatas do mundo. Situadas na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe, as Cascatas Vitória são indescritíveis!... mais do que possa escrever e as imagens valerem por mil palavras... só ao vivo...
Apesar de oficialmente o primeiro visitante ocidental ter sido David Livingstone (17 de Novembro de 1855), há evidências de que os primeiros visitantes europeus teriam sido portugueses. O Padre Silveira, missionário português, terá visitado as cascatas no inicio do séc. XVII... Mapas portugueses, feitos entre 1600 e 1700, guardados na biblioteca do Vaticano, mostram já a existência destas cascatas.




































Para voltar ao Índice clicar aqui

Uma manhã em Dubrovnik (Croácia)

Situada no extremo sul da Dalmácia (Croácia), a cidade de Dubrovnik está na ponta do istmo com o mesmo nome e é um dos destinos turísticos mais frequentados no Mar Adriático. Com pouco mais de trinta mil habitantes, a cidade, dado o seu enquadramento, muralhas e traçado é também conhecida como Atenas eslava, pérola do Adriático,... As suas imponentes e bem conservadas muralhas, a sua arquitectura medieval, as suas igrejas, ruas e escadas, os seus cafés e restaurantes,... enfim, o seu ambiente, por certo contribuíram para que em 1979 toda a cidade muralhada passasse a ser classificada como Património Mundial pela UNESCO. As fotos que mostro retratam um pouco do que é a cidade muralhada, mostram o que foi possível ver nas 3... 4 horas que por lá andei... Deixo uma frase de George Bernard Shaw que caracteriza bem a cidade: Se querem ver o paraíso na terra, visitem Dubrovnik!





















































































Para voltar ao Índice clicar aqui