Uns dias na Irlanda

As fotos que mostro são o resumo duma viagem que fiz pela Irlanda, fundamentalmente pela República da Irlanda. Apesar de o tempo, em termos meteorológicos, não ter estado óptimo... valeu a pena!
A República da Irlanda, com capital em Dublin, é um estado soberano, pertencente à Comunidade, que ocupa cerca de cinco sextos da ilha com o mesmo nome - Irlanda. O outro sexto da ilha - a Irlanda do Norte, com capital em Belfast - faz parte do Reino Unido.
Com uma população de praticamente 4,6 milhões de habitantes, a República da Irlanda é independente (do Reino Unido) desde 1916 (mas só reconhecida em 1922).

Mosteiro de Alcobaça

Classificado como Monumento Nacional desde 1907 e como Património da Humanidade desde 1989, o Mosteiro de Alcobaça é o primeiro monumento integralmente gótico do País. Com cerca de 100 metros de comprimento, a igreja é o maior espaço religioso gótico de Portugal! 
Por doação de D. Afonso Henriques a São Bernardo de Claraval, Alcobaça viria a ser a última fundação, em vida, de São Bernardo. A construção do mosteiro iniciou-se por volta de 1178 e arrastou-se por várias décadas, vindo os religiosos a ocupar as instalações a partir de 1223.
A planta deste templo tem a forma de cruz latina e inclui um Deambulatório com nove capelas radiantes. Com mais de 20 metros de altura, a verticalidade acentuada confere-lhe uma beleza ímpar. No transepto do templo estão actualmente os túmulos de D. Pedro e D. Inês.
Durante os séculos XIII e XIV foram construídas a Sala do Capítulo, o Refeitório, a Sala dos Monges e o Dormitório. O Claustro do Silêncio, o maior claustro medieval português, foi mandado construir por D. Dinis. D. Manuel dá um forte impulso no engrandecimento do Mosteiro mandando construir, entre outras, a Sacristia Nova. Em 1752 é construída a cozinha, totalmente revestida de azulejos, onde se destaca a imponente chaminé e o tanque com água corrente, testemunho da genialidade dos monges de Cister no que respeita à engenharia hidráulica.
(extracto resumido de parte do site www.mosteiroalcobaca.pt)

O Mosteiro de Alcobaça