Macau 2 - A presença portuguesa em Macau

Construído em 1784 o edifício do Leal Senado situa-se no Largo do Senado. O Leal Senado foi criado em 1583 e era a denominação oficial da Câmara Municipal de Macau durante o domínio português, sendo extinto em 1999. Na sua frente desenvolve-se a calçada portuguesa. Actualmente funciona aqui o Instituto de Assuntos Cívicos e Municipais que alberga as câmaras e assembleias municipais extintas em 2002.



O interior do Leal Senado

O largo do Senado visto de uma janela do Leal Senado
Outras vistas do Largo do Senado.



Não muito distante do Largo do Senado o Banco Nacional Ultramarino que, conjuntamente com o Banco da China, emite a moeda de Macau.

Estátua da Amizade ao chegar ao que resta da Igreja da Madre de Deus.
Eis o que resta da Igreja da Madre de Deus, também conhecida como Igreja de São Paulo. Construída pelos jesuítas entre 1602 e 1640, na altura a maior igreja da Ásia, acabou em ruínas depois de três incêndios, o último e mais violento em 1835. Da igreja só restou a magnifica fachada de granito.  



Na Taipa as antigas e magnificas casas coloniais.



Marcante são também as placas toponímicas: feitas em azulejos e escritas em português e caracteres chineses... 



Jornais em português publicados em Macau.
Placa indicativa de algumas das "visitas obrigatórias".
Mesmo com algumas incorrecções o português continua por cá...




No cimo da Colina da Guia foi construída em 1622 a Fortaleza da Guia e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Durante muitos anos a guarnição militar de Macau esteve aqui estacionada. Em 1864 foi aqui construído o Farol da Guia - o primeiro farol moderno no Extremo Oriente.

No centro da cidade o Jardim de Luís de Camões alberga o busto do poeta que, segundo a tradição, foi aqui viveu e escreveu parte dos Lusíadas.
A terminar uma foto do Consulado Geral de Portugal.

Para voltar ao Índice clicar aqui

MACAU 1

Macau é constituída pela península de Macau e pelas ilhas da Taipa e Coloane. Depois de vários aterros, de que resultou a junção das duas ilhas, o território ficou com a superfície total de 28,6 km². Situa-se na foz do rio das Pérolas, na costa sul da China, a cerca de 60km de Hong Kong (a que se liga actualmente por uma ponte) e faz fronteira a Norte com uma outra zona económica especial - Zhuhai. Macau, aquando da minha visita, teria à volta de 450 mil habitantes (em 2013 serão uns 600 mil), sendo a quase totalidade de etnia chinesa.
Os navegantes portugueses chegaram a Macau em meados do século XVI (eu cheguei mais tarde... no inicio do século XXI, 2003) iniciando aquele que foi, durante cerca de 400 anos, um grande entreposto comercial e a última colónia europeia na Ásia. Actualmente (desde 20 de Dezembro de 1999) Macau é uma região autónoma da China que oficialmente se chama "Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China" (RAEM).
Em meados do século XVI, iniciou-se a ocupação gradual e colonização de Macau com a chegada dos navegadores portugueses, que rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno território, tornando-o numa grande cidade e importante entreposto comercial entre a Europa, o Japão e a China. Apesar de só em 1887 a China ter reconhecido oficialmente a soberania e a ocupação portuguesa perpétua de Macau, o território atingiu o seu auge entre o final do séc. XVI e o início do séc. XVII. Em 1966, através do Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português, Portugal renunciou à ocupação perpétua de Macau. Em 1987, após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China, os dois países acordaram que Macau voltaria para a soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999.
Foi então garantido pela RPC a preservação do seu sistema económico-financeiro e das suas especificidades (incluindo o uso do Português como uma das línguas oficiais) durante pelo menos cinquenta anos, isto é, pelo menos, até 2049.
Neste post vou apenas mostrar alguns dos grandes prédios da cidade. Começo por duas vistas, mais ou menos iguais, uma de noite e outra de dia.

Seguem-se algumas fotos do mítico Casino Lisboa que não sendo dos maiores é, sem duvida, um dos edifícios mais conhecidos de Macau. Também aqui uma ao entardecer e outras durante o dia... 






















Esta torre, que já se via na foto anterior, é a Torre de Macau. Construída em 2001, tem 338 metros de altura e era, quando a visitei, uma das mais altas no mundo. Seguem-se depois várias fotos tiradas do cimo desta torre.















Para voltar ao Índice clicar aqui