Macau 2 - A presença portuguesa em Macau

Construído em 1784 o edifício do Leal Senado situa-se no Largo do Senado. O Leal Senado foi criado em 1583 e era a denominação oficial da Câmara Municipal de Macau durante o domínio português, sendo extinto em 1999. Na sua frente desenvolve-se a calçada portuguesa. Actualmente funciona aqui o Instituto de Assuntos Cívicos e Municipais que alberga as câmaras e assembleias municipais extintas em 2002.



O interior do Leal Senado

O largo do Senado visto de uma janela do Leal Senado
Outras vistas do Largo do Senado.



Não muito distante do Largo do Senado o Banco Nacional Ultramarino que, conjuntamente com o Banco da China, emite a moeda de Macau.

Estátua da Amizade ao chegar ao que resta da Igreja da Madre de Deus.
Eis o que resta da Igreja da Madre de Deus, também conhecida como Igreja de São Paulo. Construída pelos jesuítas entre 1602 e 1640, na altura a maior igreja da Ásia, acabou em ruínas depois de três incêndios, o último e mais violento em 1835. Da igreja só restou a magnifica fachada de granito.  



Na Taipa as antigas e magnificas casas coloniais.



Marcante são também as placas toponímicas: feitas em azulejos e escritas em português e caracteres chineses... 



Jornais em português publicados em Macau.
Placa indicativa de algumas das "visitas obrigatórias".
Mesmo com algumas incorrecções o português continua por cá...




No cimo da Colina da Guia foi construída em 1622 a Fortaleza da Guia e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Durante muitos anos a guarnição militar de Macau esteve aqui estacionada. Em 1864 foi aqui construído o Farol da Guia - o primeiro farol moderno no Extremo Oriente.

No centro da cidade o Jardim de Luís de Camões alberga o busto do poeta que, segundo a tradição, foi aqui viveu e escreveu parte dos Lusíadas.
A terminar uma foto do Consulado Geral de Portugal.

Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: