Voortrekker Monument (Rep. da África do Sul)

O Voortrekker Monument é um monumento construido em granito, nos arredores de Pretória. Tem 40 metros de altura e uma base de 40x40 metros. Foi desenhado pelo arquitecto sul-africano Gerard Moerdijk, para simbolizar a coragem, a fé e o espírito indomável e aventureiro dos voortrekkers (pioneiros) que, a partir do Cabo, chegaram ao Transval. Foi inaugurado no dia 16 de Dezembro de 1949, aniversário da batalha de Blood River de 1838, em que se degladiaram os boeres e os zulus.
Três dos quatro cantos do monumento são guardados por heróis da Grande Marcha para o interior do país: Piet Retief, Andries Pretorius e Hendrik Potgieter. Um líder simbólico e sem nome guarda o quarto ângulo. À entrada encontra-se uma estátua em bronze de uma mulher voortrekker com os seus dois filhos. Por cima deles está representado uma wildebeest, símbolo dos perigos que encontraram. Por cima da entrada principal encontra-se a cabeça de um búfalo, considerado o animal mais perigoso quando está ferido. O monumento está rodeado por um muro circular com a representação de 64 vagões puxados por bois, simbolizando a defesa que os voortrekkers organizavam quando se sentiam ameaçados ou atacados.
Não obstante o Monumento e Museu (existente no piso -1) não serem muito populares entre os negros, devido às injustiças do regime do "apartheid" (findado graças à habilidade de Nelson Mandela), é um belo monumento que narra, por meio de interessantes painéis, a colonização do país vista pelo lado dos "Afrikaners" (descendentes dos colonizadores holandeses, que não aceitavam a presença inglesa) e que chegaram a fundar dois estados independentes - o Transvaal e o Estado Livre de Orange.
Um detalhe interessante é que todos os anos, no dia 16 de Dezembro, os "Afrikaners" reúnem-se aqui para celebrar a saga de seus ancestrais, quando o sol penetra por uma abertura no teto e ilumina uma placa comemorativa no centro do monumento.





























Para voltar ao Índice clicar aqui


2 comentários:

Glória Vilbro disse...

As cenas históricas bordadas a ponto cruz são lindas! Imagino como devem ter sido morosas de fazer... É um monumento interessante, com muitas coisas bonitas para ver. Pois, as velhas feridas do apartheid continuam ainda um pouco abertas. Muitos anos de sofrimento...
Sem dúvida, um local que merece ser visitado. Gostei muito!

Anónimo disse...

esse monomento e maravilhoso gostei da historia;o que eu achei mais enteressante foi a parte da mulher que representa perigo