Festas do Povo em Campo Maior

As Festas do Povo de Rio Maior consistem na decoração com flores de papel - enramação - das ruas, com destaque para as do Centro Histórico. É um acontecimento tradicional único que conta com a colaboração da população de Campo Maior. Tradicionalmente esta celebração não tem periodicidade definida - acontece quando o povo quer! É um trabalho voluntário e que só há relativamente pouco tempo passou a ter a colaboração da Câmara Municipal que fornece a quase totalidade dos materiais - papel, arame, cartão, paus, tintas,...
Em cada rua há um(a) cabeça de rua que organiza/define a decoração da mesma. A preparação, feita rua a rua, é realizada pelos moradores dessa rua e é um segredo bem guardado por todos... só na noite da "enramação" o segredo é desvendado.
Nas festas mais recentes foram decoradas mais de 100 ruas, totalizando cerca de 20 quilómetros. Trabalharam cerca de 7500 voluntários e foram utilizados mais de 30 toneladas de materiais. O número de visitantes terá sido da ordem de um milhão!
Dado tratar-se de um evento com elevada notoriedade a nível nacional e internacional e por ser um património cultural único, foi apresentada este ano a candidatura das Festas a Património Cultural Imaterial da UNESCO.


Sem comentários: