Hotel Águas Rádium - Sortelha (Sabugal)

Houve uma época histórica em que se acreditava que as águas radioactivas tinham poderes curativos (chegou mesmo a fazerem-se diversos produtos radioactivos... até alimentos!)... comprovou-se depois precisamente o contrário. Hoje sabemos que as propriedade da radioactividade são muito nocivas para o ser humano, provocando o efeito contrário ao pretendido nas termas. A radioactividade não curava... mas fazia sim adoecer.

Foi naquela época  que foi construído o Hotel Águas de Rádium (também chamado Hotel Serra da Pena  ou Termas de Rádium) que é hoje, ainda que em ruínas, uma das atracções desta região...

O hotel, melhor dizendo, as suas ruínas, com os seus ares de castelo, são um património arquitectónico verdadeiramente especial. Sendo um hotel monumental e abandonado, as suas ruínas tornam-se ainda mais encantadoras. O hotel foi construído "em grande": cerca de 90 quartos, capacidade para 150 hóspedes, grande estrutura, muitas divisões e anexos.

Devidamente equipado, possuía enormes infraestruturas, destinadas a fazer diversas utilizações da água, nomeadamente banhos, ingestão de água termal, aplicação de lamas ou compressas eléctricas. Era um hotel que revelava ambição, quanto mais não fosse pela sua monumentalidade. Apostava em alta tecnologia, por isso, visaria tornar-se numa referência na Europa. Sendo um hotel que proporcionava tratamentos baseados em água radioactiva, percebe-se que o evoluir da ciência tenha levado ao seu súbito fim.

Começo por mostrar duas fotos que copiei da Net e que mostram a verdadeira dimensão do hotel.


A partir daqui... as minhas fotos (no meio delas... uma outra copiada):




























Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: