Banjul... a capital

Gâmbia, cujo nome oficial é República da Gâmbia, é um dos mais pequenos países de África, que "rodeia" o curso inferior do rio Gâmbia e é "rodeada" pelo Senegal, excepto a oeste, onde faz fronteira com o Oceano Atlântico.  É uma grande faixa de terra com cerca de 320 Km de comprimento e que nunca atinge os 50 Km de largura ao longo das margens do rio, navegável em todo o percurso gambiano. Apesar de os portugueses, em 1455, terem sido os primeiros europeus a chegar à Gâmbia, não estabeleceram aqui rotas de comércio significativas. Em 1765 tornou-se uma colónia britânica, tornando-se independente em 1965. Entre 1982 e 1989, sob o nome Senegâmbia, a Gâmbia esteve unida ao Senegal. A economia é baseada na agricultura, pesca, pecuária e, principalmente, turismo.

A capital da Gâmbia - Banjul - com cerca de 35 mil habitantes, situa-se na ilha St. Mary, na foz do rio que dá o nome ao país. Fundada pelos britânicos em 1816 como um entreposto comercial, foi a base para o combate ao tráfico de escravos. De notar que esta não é a maior cidade da Gâmbia, pois Serekunda e Bakau são maiores (com 340 mil e 43 mil habitantes). 

Algumas vistas de Banjul...






À entrada da cidade, no meio de uma grande praça, foi construído um arco triunfal com 35 metros de altura, a que se chamou Arch 22. Este arco foi construído como um portal de entrada na cidade e foi erigido para comemorar um golpe de estado que ocorreu a 22 de Julho de 1994.


Duas fotos tiradas do cimo do Arch 22...

Nos arredores da cidade... um cemitério católico
Passeio pela beira mar/rio... barcos de pescadores e... 

...uma surpresa: um barco turco que fornece electricidade à capita!
Visita ao mercado... o Royal Albert Market



Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: