Igrejas de Goa - I (Índia)

Este post é dedicado às igrejas de Goa (Índia). Nele vou mostrar algumas das centenas de igrejas que existem neste antigo território português no Oriente. Li algures que existem em Goa cerca de 600(!) templos católicos, sendo que cerca de 400 têm mais de duzentos anos! Deve ser um dos lugares no mundo com maior densidade de igrejas!... Num outro post - Igrejas de Goa - II - poderão ser vistas as igrejas da Velha Goa (Old Goa). Dada a quantidade e a grandiosidade das suas igrejas Goa foi conhecida como a Roma do Oriente. De notar ainda que, durante o século XVI, a grandiosidade de Goa era tão grande que havia um dito que retratava bem a sua importância: Quem viu Goa, não precisa de ver Lisboa!
Como se pode constatar as igrejas são, dum modo geral, muito ricas. A talha dourada faz lembrar muitas das nossas igrejas. Não fora o calor e por vezes temos a sensação de que estamos no Porto, Braga... onde a tradição da talha dourada é muito grande..
Dado que as fotos que mostro já foram tiradas há anos, que a memória e alguns apontamentos que tirei não foram esclarecedores, nem as consultas que fiz a diversas fontes, não pude evitar algumas omissões e, por certo, algumas incorrecções, pelo que agradeço a quem souber que me envie dados que permitam ultrapassar aquelas situações (mais notórias nas últimas fotos do álbum).












































































































Para voltar ao Índice clicar aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

exclusionary caribbean lands registering bandraw austin inclusive spouses computers tablets care
semelokertes marchimundui

Glória Vilbro disse...

Tantas igrejas e capelas maravilhosas! Adorei a ideia das capelas com alpendre, para assistir a missa nos dias de calor. Muito bem pensado!
As decorações, os altares, todos os pormenores dessas construções antigas são impressionantes. Imagino quanto tempo deveria demorar a construir uma igreja daquelas, e quanto engenho arquitectónico para que tudo saísse bem... Verdadeiros artistas aqueles homens que erigiam estes lindo monumentos!
Beijinhos