A ilha da Boa Vista (Cabo Verde)

A ilha da Boa Vista (por vezes também designada por Boavista) foi descoberta em 1460 (apesar das dúvidas, a maioria dos historiadores atribui a descoberta a Diogo Gomes e António da Nola), depois das ilhas de Maio, Santiago e Fogo, sendo inicialmente chamada de S. Cristóvão (li algures que também foi chamada de ilha das Cabras!..). Com uma superfície de 622 quilómetros quadrados a ilha da Boa Vista é a terceira maior ilha de Cabo Verde (as primeiras são Santiago e Santo Antão), sendo a que está mais próxima do continente africano (a cerca de 455 quilómetros), daí que o seu clima (e paisagem) seja fortemente influenciado pelos ventos quentes e secos do Sahara. A sua população total ronda os 5 500 habitantes, residindo cerca de metade na Vila de Sal Rei, a principal povoação da ilha. Tem cerca de 31 quilómetros de norte para sul e 29 quilómetros de leste para oeste . O seu ponto mais elevado é o Pico d'Estância com 390 metros. A ilha tem cerca de 50 quilómetros de belas, extensas e solitárias praias de areia branca, banhadas por um mar de cristalino azul-turquesa.
NOTA: O texto acima e a maior parte das fotografias apresentadas são de 2009. Como voltei a visitar a ilha da Boa Vista em 2014, não alterei o texto e acrescentei algumas fotos, devidamente assinaladas, ao conjunto inicial, reformulando parte das legendas.





















































































Para voltar ao Índice clicar aqui


1 comentário:

Glória Vilbro disse...

"Le chateau de mon pere". Uma dedicatória muito bonita! Acho sempre deliciosos estes detalhes...
A Ilha da Boa Vista é bem bonita. Julgava que Cabo verde fosse mais seco e empobrecido. Mas, pelo menos esta ilha é uma doçura! Que paisagens magnificas, praias lindas, enfim, um lugar tentador!