O Mosteiro de Rila (Bulgária)

O Mosteiro de Rila (em búlgaro - рилски манастирo) é um complexo com 8800 m2 (o maior do país em funcionamento) que se situa a quase 120Km de Sófia, a capital da Bulgária, nos montes Rila, a cerca de 1150 metros de altitude.
A ideia da sua criação pertenceu ao eremita São João de Rila (Ivan Rilski) que por aqui viveu, numa caverna, durante o reinado de Pedro I (927-968). Na realidade o mosteiro foi sendo construído pelos seus discípulos que subiam à montanha para com ele estudar.
Os governantes da Bulgária têm sempre respeitado o mosteiro já que o mesmo, desde sempre, foi considerado um centro espiritual e cultural do País e contribuiu para a consciencialização da nacionalidade entre os búlgaros.
Apesar das diversas vicissitudes por que passou (entre outras, foi completamente destruído por incêndios no séc. XIII e no início do séc. XIX), o mosteiro, com doações diversas dos czares búlgaros, de senhores feudais e do povo búlgaro, foi sendo reconstruído (a última grande reconstrução ocorreu entre 1834 e 1862) de tal modo que ainda hoje é um monumento que contribui para a conservação, divulgação e defesa da identidade búlgara, para a difusão da cultura religiosa, sendo, também, um marco a nível arquitectónico, artístico e literário.
Por tudo o que foi dito acima o Mosteiro de Rila é considerado uma das mais importantes obras primas do renascimento da arquitectura búlgara, tendo sido declarado pela UNESCO como Património da Humanidade em 1983.
Mosteiro de Rila - Bulgária




Sem comentários: