Os azulejos da estação de São Bento - Porto

Foi em Janeiro de 1888 que a Câmara Municipal do Porto autorizou que fosse construída a estação de São Bento (tomou o nome do antigo Convento de São Bento que ali existia), satisfazendo assim o anseio da população que queria o caminho de ferro no centro da cidade! Procedeu-se depois à abertura dos túneis, chegando o primeiro comboio a São Bento, ainda sem estação, a 7 de Novembro de 1896. A construção da estação iniciou-se em Outubro de 1900. Tendo sido decidido decorar o frio granito das suas paredes com azulejos, a proposta de Jorge Colaço (o mesmo dos azulejos do Hotel do Buçaco, das igrejas dos Congregados e Santo Ildefonso no Porto, do Pavilhão dos Desportos em Lisboa, etc.) saiu vencedora (Novembro de 1905) sendo o valor da obra fixado em 20 contos de réis! A inauguração da estação, segundo a REFER foi em 1915... mas em todo o lado leio que foi em 1916!?...
Nos últimos anos os painéis de azulejos foram "intervencionados" e só muito recentemente (Maio de 2011) estão totalmente descobertos e visíveis para toda a gente.
Este post tem apenas em vista mostrar os painéis de azulejos (ou parte deles...) e não a estação (considerada pela revista americana Travel + Leisure é uma das 16 mais belas estações do mundo! (< "clicar" para ver).


Mais de perto, do lado esquerdo...

...e do lado direito

No cimo, circundado toda a gare, a evolução dos transportes (4 pormenores)



Quem entra na gare, para apanhar o comboio, depara-se com cenas diversas do quotidiano...





Para voltar ao Índice clicar aqui






3 comentários:

Glória Vilbro disse...

Olá Taborda,
Pois, em 1905, vinte contos de reis, era muitíssimo dinheiro! Mas valeu bem a pena, porque a estação ficou lindamente decorada!
O Painel com a família de Egaz Moniz frente ao Rei de Castela,é de facto muito interessante! Tenho uma vaga noção de que em tempos idos, quando andava na escola, sabia a que se refere o episódio da corda, mas agora.... Os painéis de azulejos além de serem muito decorativos, estão pintados com muita arte. Até as cenas daquelas horrorosas e sanguinárias guerras antigas, parecem bem reais!
Eu gosto muito dos azulejos que estão por cima dos painéis grandes,e que contam a evolução dos transportes. Coloridos e lindos, não são tão sumptuosos,mas são muito bonitos!
O engraçado destes lugares assim cheios de coisas bonitas, é que quem os usa diariamente, nem se apercebe bem da beleza que está em redor. Não valorizamos muito o que nos pertence e aquilo que vemos todos os dias, não é? Ás vezes é precisa uma chamada de atenção, assim como as suas fotos, para despertar o interesse.
E pronto,12.25, hora de almoçar...
Muito bonitas as suas fotos, e muito bonita a estação de São Bento! Foi um prazer visitar a estação consigo.
Beijinhos (até à próxima reportagem),
Glória

Gisa disse...

Olá Taborda
É verdade, a estação de São Bento é mesmo uma pérola, aliás o Porto, no que azulejos diz respeito, está muito bem representado pelas suas belíssimas igrejas do Carmo, Carmelitas, Capela das Almas, claustros da Sè etc.
è realmente um orgulho viver numa cidade bonita como a nossa...

beijinhos

Gisa

Costa Carvalho disse...

A justificada projecção mundial dos azulejos da Estação de S. Bento mereceria que a CP dissesse algo sobre o significado dos painéis. Seria uma maneira de ensinar História de Portugal a nacionais desmemoriados e a estrangeiros pouco ou nada esclarecidos. É que não basta dizer que é bonito. Onde tudo é bonito, nada bonito é.