Nazaré, Tiberíades e Galileia

Começamos o dia a viajar... são mais uns largos quilómetros... aqui uma cidade...

...mais adiante... uma prisão!...
Depois uma plantação de bananeiras...
Chegamos ao Monte das Bem-Aventuranças (também conhecido por Monte das Beatitudes) onde, segundo a tradição, Jesus proferiu o Sermão da Montanha.


Também havia em português, mas... não o encontrei!
Restos do que foi um magnifico pavimento...




Situado junto ao Mar da Galileia ou lago de Tiberíades, como também é chamado, fica Cafarnaum - a cidade de Jesus. Aqui Ele terá vivido e realizado vários milagres (cura do paralítico, cura da sogra de Pedro,...) e, também aqui, teria recrutado os seus primeiros discípulos.
Jesus sem tecto (Homeless Jesus), uma magnifica escultura de 2014 de Timothy Schmalz.
Estátua de São Pedro
Ruínas da Sinagoga do século IV, que foi construída sobre as ruínas de uma outra do século I


Sobre a casa de Pedro (onde Jesus terá também morado durante algum tempo) foi construída, no século XX, esta igreja... a Capela Memorial de São Pedro

Interior da Capela Memorial. Ao centro, debaixo dos vidros... 
...está o que resta da casa de São Pedro.
Parte de um friso, dos muitos que por aqui jazem.
A terminar a visita a Cafarnaum, duas fotos do mar da Galileia.

Continuando pelas margens do lago, chegamos ao kibbutz Ginnosar em Tiberíades. Começo por mostrar algumas das muitas esculturas que por aqui estão espalhadas... 



...depois o Yigal Allon Center, onde está depositado um barco com mais de 2000 anos, recuperado do lago em 1986...
...partindo daqui para um passeio de barco pelo Mar da Galileia...
...embarcando...
...simpaticamente a tripulação içou a bandeira de Portugal ao lado da de Israel...
...vistas para a terra...

...este é um barco idêntico ao "nosso"...
...e o regresso.
De seguida... o Rio Jordão... local onde a tradição diz que Jesus terá sido baptizado por João. Local muito concorrido, por turistas e crentes, que aqui se banham e, por vezes entram em transe...

Nas margens do Jordão existem mosaicos escritos em diversas línguas com dizeres idênticos ao que mostro de seguida (este em português)...
...os mesmos dizeres... em chinês!
...em espanhol e inglês...


A caminho da Basílica da Anunciação, e já muito próximo daquela, passámos pelo Poço de Maria (ou a nascente da Virgem Maria), local onde se deu a Anunciação. Foi aqui que, segundo a tradição católica, o anjo Gabriel anunciou a Maria que viria a ser a Mãe do Filho de Deus.
A terminar o dia... a visita à Basílica da Anunciação! Esta Basílica (a maior do Médio Oriente) acabou de ser construída em 1969 sobre uma igreja do tempo das Cruzadas e esta, por sua vez, já fora construída sobre uma igreja bizantina. A igreja tem dois pisos, sendo que no inferior está a Gruta da Anunciação (crê-se ser o que restou da casa onde Maria passou a infância) e no outro é onde decorrem as diversas cerimónias da igreja.


Nos muros que cercam a Basílica existem dezenas (talvez mesmo mais de 100!...) imagens da Virgem Maria oferecidos por quase todos os Países do mundo... eis algumas delas.




Interior da Basílica...

Nas paredes interiores da Basílica figuram os painéis oferecidos, aquando da sua construção, pelos principais países de todo o mundo (os que figuram no exterior foram oferecidos posteriormente).  Abaixo uma das paredes, seguindo-se, a titulo de exemplo, os painéis oferecidos por Portugal e pelo Japão.


Descendo ao piso inferior encontramos a Gruta da Anunciação que os católicos acreditam ser o que restou da casa onde Maria passou a infância.


A cerca de 200 metros da Basílica, dentro do seu "complexo", faltava visitar a igreja de São José... É uma igreja católica romana franciscana, construída em 1914 sobre ruínas de igrejas mais antigas e, acredita-se, que a carpintaria de José estaria localizada nas proximidades...

Interior da igreja


Ao sair do recinto da Basílica, deixo uma foto dum pormenor da sua frontaria e onde se pode ver a antiga bandeira do Reino de Jerusalém. 
Para despedida da Nazaré deixo uma foto da Igreja Salesiana da Nazaré. 

Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: