Azulejos - Estação do Pinhão (Alijó)

Na confluência do rio Pinhão com o rio Douro localiza-se a estação do Pinhão que possui um conjunto variado de painéis de azulejos do século XIX, um valiosíssimo museu que mostra os costumes, os transportes (barco rabelo e carro de bois), belíssimas "fotos" das vinhas dourienses, dos socalcos, dos trabalhos, das quintas e aldeias, tudo isto acompanhadas sempre das majestosas e imponentes paisagens do Douro. Os painéis de azulejos desta estação foram feitos pelo pintor ceramista J. Oliveira, ligado à Fábrica Aleluia, sendo esta a sua obra mais conhecida. Vale a pena a visita à estação!
Nas fotos abaixo estão representados todos os painéis da estação, não obstante o brilho ou as sombras em um ou outro, pois pareceu-me interessante mostrá-los todos. Primeiro são mostrados os que estão na frente de rua da estação (apresentados da esquerda para a direita) e depois os das paredes esquerda, frente de linha e direita (apresentados sequencialmente por esta ordem).
































Para voltar ao Índice clicar aqui

2 comentários:

JAIME disse...

Olá caro Amigo,

Atrasado mas aqui vim.
Afinal já o conhecia lá do outro excelente blogue. E este complementa seu amplo e belo repertório de imagens sobre o mundo que fala nossa única lingua portuguesa. Parabéns e disponha de mim lá pelo ForEver PEMBA e também no Bar da Tininha - Multiply.
Abraço,

Jaime

Glória Vilbro disse...

Brilho ou sombras num ou outro... Pois sim! Havia de ver as fotos que eu tiro... As suas são sempre óptimas!
Pensava que os azulejos a azul e branco fossem todos do séc. XVIII, vejo que me enganei. Estes painéis com as suas cercaduras enfeitadas, são sempre muito bonitos e com temas bastante interessantes, . Os da Estação do Pinhão não são excepção. Muito bonitos!