Viagem Medieval - Santa Maria da Feira

Em Junho de 2007 completaram-se 600 (!) anos que D. João I concedeu aos homens bons da Feira a carta de feira franca.

Foi naquela época que ocorreu em Portugal a maior desvalorização da moeda da nossa história. A inflação sofreu um forte aumento e o rei, para a combater, propôs-se incentivar e desenvolver o comercio, atraindo mercadores através da criação de feiras e de leis favoráveis aos mesteirais e mercadores. Estas feiras tinham uma periodicidade anual (embora também as houvesse semestrais, quinzenais,...) e durante as mesmas era estabelecida a "paz da feira", o que favorecia a segurança e a circulação de bens, feirantes e visitantes. A estas feiras era associado um santo protector - S. Miguel, S. João, S. Martinho... - e que deram depois origem às festas daqueles santos.

Naquele tempo para além de terem ajudado à solidariedade, contribuíram para a formação do sentido de nacionalidade. Era a altura em que os camponeses e artífices aproveitavam para vender os seus produtos e comprar o que lhes fazia falta. Era o ponto de encontro entre pessoas que passavam o ano (ou o semestre) sem se encontrarem, se davam e recebiam notícias e se desenvolviam relações pessoais e comerciais.

As feiras, tendo em vista permitir o fácil acesso das pessoas, bens e gado, localizavam-se muito perto da entrada da povoação (dentro ou fora das muralhas).

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira, que se realiza anualmente em Agosto (em 2007 foi de 3 a 12) recria, junto ao seu castelo, uma feira medieval, onde não falta o acampamento militar, os guerreiros, os artífices, os pedintes, os saltimbancos... (todos vestidos a rigor). Poderão ainda ver-se jogos, musica medieval, espectáculos de fogo, torneios, malabaristas, etc. Aqui vamos encontrar a reconstituição de um burgo medieval e do que seria a sua feira franca há 500 ... 600 anos.

Durante os dez dias que a "viagem" dura, a cidade revive junto ao seu castelo outros tempos. Ao encanto da época medieval juntam-se outras culturas e outras mentalidades. O tempo é de magia, aqui se ouve o burburinho dos mercadores, dos artesãos e das regateiras da feira, se vê a arrogância dos cavaleiros que mostram a sua audácia em intensos combates, se encontram "saltimbancos", "pedintes", "leprosos" e personagens de há centenas de anos que por aqui vagueiam, invadindo toda a feira de alegria.

NOTA: As fotos que mostro são, na sua maioria, referentes à "Viagem" de 2007. Para "compor" um pouco o conjunto, juntei algumas das "Viagens" de 2005 e 2006.














































Para voltar ao Índice clicar aqui


1 comentário:

Glória Vilbro disse...

Pois, os problemas económicos não são só de hoje...
É mesmo tempo de magia! Nunca estive (pessoalmente, agora estive graças ás suas fotos) numa recriação de feiras medievais, mas deve ser impressionante... Poder ver ao vivo, como eram hábitos, roupas, costumes, tradições de tempos tão diferentes e tão distantes, deve ser quase como entrar numa máquina do tempo!
Fotografias muito boas de um acontecimento muito bonito. Os "pedintes" estão óptimos!
Beijinhos, e obrigada pelas "viagens"