A Mesquita de Lisboa

Em Lisboa, muito perto da Praça de Espanha, na rua da Mesquita (Bairro Azul), foi construída a Mesquita de Lisboa, templo de oração da comunidade Islâmica.
O edifício, muito bonito, merece uma visita, de preferência acompanhado por algum membro daquela comunidade que, por certo, responderá às perguntas que lhe serão feitas. Prestem atenção aos tapetes, aos azulejos e aos quadros com inscrições do Corão em caracteres árabes, traduzidas para português (nas mesquitas não existem imagens pintadas ou esculpidas).
A Mesquita distingue-se ao longe pelo seu Minarete, de secção quadrangular e revestimento em tijolo.
O edifício é de tipo oriental, possuindo uma ampla sala de oração (coberta por uma magnifica cúpula), lava pés e salas para diversas actividades (de referir que para além de o templo ser um lugar de oração e meditação, é igualmente um espaço dedicado ao convívio, ao ensino, ao descanso,...).
Para a sua construção - entre 1979 e 1985 (decorrem actualmente obras de conservação) - contribuíram vários países islâmicos, a comunidade islâmica de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa (cedeu o terreno).

















Para voltar ao Índice clicar aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo, acho que está magnífico e as fotos então são excelentes. Fiquei até com vontade de visitar a Mesquita mas não sei como proceder, nem sei o horário de abertura do Templo. Se alguém pudesse eludidar-me...
Eu sou um simpatizante incondicional (mas ignorante) do Islão, do Islamismo, dos Muçulmanos em geral e dos Árabes em particular, especialmente os Palestinianos. Gostaria de fazer uma visita guiada à Mesquita.

Glória Vilbro disse...

Durante muito tempo, passei mesmo em frente da mesquita, todos os dias, para ir trabalhar. Mas nunca entrei, nem sabia que se podia entrar sem ser crente. Não fazia ideia de como é por dentro. É muito bonita! Um lugar tranquilo e agradável,que convida à meditação e à oração. Transmite uma sensação de paz e de sossego. Como aliás todos os locais de culto de todas as religiões do mundo.