Regata de barcos rabelo - Porto

Todos os anos, no dia de S. João (24 de Junho), realiza-se no rio Douro uma regata de barcos rabelo. A "prova" começa na foz e a meta é na ribeira, junto à ponte de D. Luiz I. Os barcos pertencem a empresas produtoras de vinho do Porto, que antigamente os usavam (estes ou outros mais antigos) para transportar pipas de vinho desde as quintas no Douro até às caves em Vila Nova de Gaia. Actualmente estes barcos já não são utilizados para o transporte de vinho, vendo-se muitos deles atracados em Gaia "decorando" a margem e fazendo publicidade às diversas marcas. A regata é muito animada e disputada. Milhares de pessoas juntam-se nas margem para ver passar os barcos. O vento nem sempre ajuda... e esta é a única força que empurra os barcos...
(as fotos que mostro são das regatas de 2006 e 2007, podendo por isso parecer que há empresas com dois diferentes rabelos, o que não é verdade... mudaram as velas de um ano para o outro!)
























 Para voltar ao Índice clicar aqui

2 comentários:

B.A. disse...

Uma recriação dos velhos tempos no Douro! Fantástico, João.
Parabéns e o meu abraço,

B.A.

Glória Vilbro disse...

No dia de São João, mas então é hoje! Os barcos são muito bonitos, com cores lindas. Eu gosto do amarelo. As fotos estão muito boas!