As cores da Ilha do Sal (Cabo Verde)

Descoberta em 1460 por Diogo Gomes e António de Nola (não é unânime entre os historiadores que estes tenham sido os primeiros a chegar aqui...), começou por ser conhecida pelo nome de Plana ou Lana que veio a ser alterado para Ilha do Sal depois da descoberta de uma mina de sal em Pedra de Lume. Com 30 quilómetros de comprimento, 12 de largura e uma área de 216 quilómetros quadrados, a ilha é praticamente deserta. Tem quase 18 mil habitantes e é uma das mais pequenas ilhas de Cabo Verde. Durante vários anos a única actividade económica significativa foi a exploração das salinas, cujas exportações se mantiveram até meados da década de 80 do século passado.
Em 1939, por iniciativa italiana, foi construído um aeroporto internacional que passou a constituir um ponto de escala dos voos que rumavam à América do Sul. Este aeroporto, que depois da independência de Cabo Verde passou a designar-se por Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, é hoje o principal ponto de entrada no país.
Nos últimos 20...30 anos tem vindo a desenvolver-se um forte actividade turística...
O que mostro desta ilha são as fotos que tirei quando por aqui passei (estadia de cerca de 24 horas) a caminho da Ilha da Boa Vista.


















































Para voltar ao Índice clicar aqui


1 comentário:

Glória Vilbro disse...

Ilha do Sal... Muito bonita com as praias tão maravilhosas, as casas todas coloridas (nada como África para encantar com as cores)! E o comércio, tão simples e acolhedor! Esta já é uma ilha bem mais seca, e com pouca vegetação. Era a ideia geral que eu tinha de Cabo Verde. Mas é muito linda, amorosa e parece bem tranquila.