O Cromeleque dos Almendres (Évora)

Descoberto em 1964 por Henrique Leonor Pina (procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal) e localizado na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe (Évora), o Cromeleque dos Almendres é um círculo de pedras pré-histórico com 95 monólitos de pedra. Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1974 e Monumento Nacional em 2015, o Cromeleque dos Almendres é o mais importante monumento megalítico do seu tipo na Península Ibérica e um dos mais relevantes na Europa, não só pela sua dimensão como também pelo seu estado de conservação. A pouco mais de um quilómetro do Cromeleque, e classificado como Imóvel de Interesse Público em 1974, encontra-se o menir dos Almendres. Apesar de isolado supõe-se que terá havido uma relação com o Cromeleque já que o seu alinhamento coincide com o nascer do sol no Solstício de Verão. As pedras que constituem o Cromeleque são maioritariamente de forma ovóide e tamanho pequeno, chegando, no entanto, algumas a ter 2 a 3 metros de altura, com forma fálica ou estelar. Já o menir tem cerca de 3,5 metros de altura.

Começo com uma foto do Centro Interpretativo, seguindo-se um "esquema" do Cromeleque (que mostra os monólitos de pedra ("pintas") e as árvores/sobreiros) e um cartaz explicativo. 



Seguem-se as fotos do Cromeleque dos Almendres... De notar que umas são de 2012 e outras de 2022... mas não se notam (eu não noto) diferenças...














E a terminar... o menir dos Almendres

Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: