Subterrâneos do Porto

Há dias, ao "revirar" os meus arquivos, encontrei as fotos da visita que fiz aos subterrâneos do Porto em 2003... já lá vão 20 anos... A partir de 2007, por falta de condições de segurança, estas visitas deixaram de poder fazer-se.

As primeiras referências aos subterrâneos do Porto são de 1392, mas só em 1579, governava então Filipe I, a construção do manancial de Paranhos foi autorizada, sendo que a partir de 1607 a água passou a chegar à actual baixa da cidade. Por baixo da Praça 9 de Abril (também conhecida por Arca d'água) começa o "encaminhamento" da água das três nascentes ali existentes a que se vai juntando água de outras pequenas nascentes para, na Quinta de Salgueiros, ao manancial de Paranhos se juntar o manancial de Salgueiros e assim chegar à Praça Gomes Teixeira (Leões). Começo por mostrar a capa de um folheto camarário

No Jardim de Arca d'Água os participantes, acompanhados por pessoal especializado da Câmara Municipal do Porto, preparam-se para o "passeio subterrâneo" equipado com o material fornecido pela C. M. P.: capacete, botas, impermeável e lanterna. 
O grupo já preparado...
No jardim abre-se a entrada para o subterrâneo...
...e inicia-se a visita...
Percorridos alguns metros... a Arca d'Água!


Vamos então seguir este mapa (parcial) até sermos obrigados a sair antes da linha do Metro e voltar a entrar um pouco mais à frente, já que este troço não permite a passagem de pessoas. 
Percorrendo o subterrâneo...















Aqui se encontram os mananciais de Paranhos e de Salgueiros.

Aqui temos que sair...
...percorrer alguns metros ao ar livre...

...e voltar a entrar nos subterrâneos...
A parte restante do mapa que seguimos...
A partir daqui os "túneis" parecem mais espaçosos e com melhor "acabamento"...



A saída é já ali...
A saída faz-se por um portão na Praça Coronel Pacheco, a curta distância da saída "original" na Praça  Gomes Teixeira (Leões), já que, segundo nos informaram, este pequeno percurso não oferece condições de segurança.
No final o grupo posou já "desequipado"

Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: