Petra... uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno

Quando ouvia/lia algo acerca da Jordânia, de imediato pensava em Petra e, praticamente, Petra e Jordânia eram quase sinónimos... Como estava enganado! Embora Petra seja o monumento mais conhecido e visitado da Jordânia, neste país há muito mais para ver, como tento mostrar em outros posts da Jordânia... mas comecemos então por Petra.

No sul da actual Jordânia localiza-se Petraa cidade esculpida na pedra, também conhecida como a cidade rosa, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e classificada pela UNESCO como Património Histórico da Humanidade desde 1985.

Não se sabe ao certo quando Petra surgiu... talvez no século III AC. Sabe-se é que no século I AC Petra era a capital do Império Nabateu e já mostrava o seu poder como cidade esculpida na pedra. Deve notar-se que a cidade não foi construída, mas sim esculpida na pedra, daí o seu nome: Petra quer dizer pedra em grego.

No desfiladeiro rochoso de Wadi Musa, um dos sítios mais secos e inóspitos do planeta, os Nabateus criaram Petra que, localizando-se num ponto fulcral da passagem das caravanas (aqui se cruzavam as provenientes de Aqaba, Damasco e Palmira), cresceu e se converteu num centro do comércio das especiarias... Mais tarde continuou a prosperar mesmo já anexada ao Império Romano. Veio depois o seu declínio, que teve origem remota nos terramotos de 363 (terramoto da Galileia) e de 551 (terramoto de Beirute), e levaram ao desvio das rotas da cidade e ao "esquecimento" de Petra durante 12 séculos... só em 1812 um explorador suíço, de nome Johannes Luewig Burckhart, a revelou ao mundo! 

Vamos então a caminho de Petra... já só faltam 5 quilómetros...

Eis a cidade de Petra...

A visita à "Maravilha"Al Khazneh - inicia-se aqui, no museu de Petra
Daqui até ao Grande Tesouro Al Khazneh são cerca de dois quilómetros, debaixo de um sol intenso... pode-se ir a pé, a cavalo, de burro, de charrete ou num mini carro eléctrico... optei por ir e vir a pé.




Também existem camelos para dar uma volta junto à "Maravilha" e zona envolvente... mas não vi ninguém montado num deles!...
...e aqui vamos...


Continuando... passamos pela Tumba do Obelisco...
...por "construções" diversas...




...e, partir daqui, o percurso faz-se à sombra... finalmente! Atravessamos agora a parte final do desfiladeiro Al Siq e vemos, nas paredes deste, as obras, em que os nabateus foram especialistas,  para aproveitamento da água da pouca chuva que por aqui cai. 



"Esculturas" que a erosão fez ao longo do tempo e...

...esculturas que a mesma erosão quase fez desaparecer...
A primeira visão da "Maravilha"... estamos quase lá!...
...mais um pouco e...
...eis-nos em frente a Al Khazneh... a esperada "Maravilha"!
Pormenores de Al Khazneh 



Mas, para além de Al Khazneh, há mais, muito mais, para ver! Outras "construções", muito mais "desgastadas" pela erosão (Al Khazneh encontra-se mais protegida dos ventos do que as restantes, estando por isso melhor conservada), encontram-se perto, e vão desde habitações modestas a outros templos. Pena que a erosão os tenham tão maltratado...







A terminar, o teatro romano de Petra que, apesar do nome, foi construído (melhor dizendo: talhado na pedra)  pelos nabateus, entre os anos 9AC e 40 DC.



Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: