Adeus Jordânia...

Neste último post, relativo à passagem pela Jordânia, mostro dois locais muito interessantes...

Primeiro:igreja ortodoxa grega de São Jorge em Madaba




Interior da igreja

Dois pormenores: um dos candeeiros do tecto e parte da pintura de São Jorge.

No chão desta igreja bizantina encontra-se, talvez o seu maior tesouro, o mapa de Madaba! É um mosaico do século VI, de que hoje só existe uma parte (no séc. VIII os muçulmanos eliminaram algumas das figuras que ele tinha e o terramoto de 746 destruiu outra parte...). Soterrado durante cerca de 1000 anos, veio a ser redescoberto em 1894 (aquando da construção da actual igreja) e recuperado a partir de 1965. É considerada a representação mais antiga preservada do mapa de Jerusalém e da Terra Santa.


O nosso guia mostrando, numa parede, a reprodução da mapa de Madaba.
Segundo: o Memorial de Moisés no monte Nebo. Este é o monte mencionado na Bíblia como sendo o local de onde Moisés viu a Terra Prometida e onde veio a morrer. Do alto do Monte Nebo pode ver-se um panorama da Terra Santa e uma pequena vista do vale do rio Jordão. Em dias límpidos, dizem, pode ver-se Jericó e, até, Jerusalém.

Ao entrar, um "marco" indicativo e uma escultura com a figura de Moisés...

Na segunda metade do século IV foi aqui construída uma igreja em memória da morte de Moisés, cujos restos (que também incluíam um mosteiro) só em 1933 foram descobertos.
Este é o edifício que protege os vestígios arquitectónicos daquela igreja.  
No seu interior podemos ver no chão magníficos mosaicos mostrando animais, plantas e cenas da época e...








...algumas das colunas que suportavam a igreja e o novo altar.


No exterior uma escultura criada pelo artista italiano Giovanni Fantoni, a "Cruz Serpenteante" (também chamada de Cruz Serpentina ou Monumento da Serpente), que "entrelaça" a serpente de bronze que Deus criou para que Moisés pudesse curar das picadas das serpentes venenosas do deserto e a cruz em que Jesus foi crucificado.


Já a caminho de Israel, no meio do deserto... uma cúpula dourada!

Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: