A Cidadela de Amã

Numa colina, no centro da capital da Jordânia e com magnificas vistas sobre a parte velha da cidade de Amã, e onde existem indícios de ocupação desde o neolítico, localiza-se a Cidadela de Amã. Foi habitada por diferentes povos e culturas (assírios, babilónicos e persas) até à época dos Omíadas, altura em que entrou em declínio. A maior parte das ruínas visíveis são da época romana, bizantina e omíada. Quando foi conquistada pelos gregos (ano 331 AC) a cidade foi renomeada Filadélfia. Por volta do ano 30 AC o local tornou-se romano e, a partir de 661, passou para o domínio muçulmano (Califado Omíada). Apesar de os arqueólogos aqui trabalharem desde 1920... uma grande parte da cidadela continua por ser descoberta...

Começo por mostrar as fotos, expostas no museu da cidadela e em muitos outros lugares do país, do falecido rei Hussein (1952 a 1999), do actual rei Abdulá II (desde 1999) e do príncipe herdeiro Hussein. 

Esta é a entrada na cidadela... 
...seguido-se as ruínas do templo de Hércules... pelo tamanho dos dedos e do cotovelo podemos imaginar o tamanho da estátua que aqui existiu.





Daqui tem-se umas vistas excepcionais sobre a cidade velha de Amã. Primeiro o teatro romano, depois diversas vistas da "velha" Amã.






"Voltando" à cidadela... o Palácio Omíada



O interior 



A cisterna "Birka" e um portal magnifico...

E, a terminar, algumas vistas de Amã...





Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: