As ruínas romanas de Jerash

Volto aqui a referir que, de um modo geral, quando se fala da Jordânia e das suas ruínas, há quem pense que na Jordânia "só" há para ver Petra!... como estão enganados! A Jordânia tem muito mais para ver... como, por exemplo, as ruínas que mostro a segui, a incrível cidade romana de beleza única - Jerash (a antiga cidade greco-romana de Gerasa).

Localizada no norte da Jordânia, a cerca de 45 quilómetros da sua capital, Amã, Jerash só em 1806 foi "descoberta", quando o arqueólogo alemão - Ulrich Jasper Seetzen - descobriu uma parte destas ruínas. Jerash, que se presume ter tido habitada desde há 6500 anos, teve o seu período áureo na época helenística, tendo chegado a ter 100 mil habitantes (80 mil escravos e 20 mil habitantes livres). É uma das cidades romanas melhor preservadas do mundo, sendo por muitos, considerada como a principal ruína romana fora de Itália.

Eis o mapa da área já descoberta ("roubado" da Net)
A cidade, frequentemente comparada a Pompeia, pois também foi enterrada no subsolo devido a um desastre natural que a ajudou a preservar, é extraordinária! Destaque para as ruas pavimentadas, o hipódromo, os arcos e portais, os templos, o teatro, o forum,...
Começo pelo Arco de Adriano, construído para celebrar a visita a esta cidade do imperador Adriano em 130 DC  (visto de um lado e do outro), seguindo-se o hipódromo.


O teatro romano


Um outro arco...
Por todo o lado muitas colunas...











Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: